Cigarro, o principal responsável pelo agravamento da doença h5653
Bronquite é uma inflamação dos brônquios ocasionada pelo acúmulo de muco nas vias respiratórias, processo este, decorrente da parada de eliminação do muco presente nas vias respiratórias, pelos minúsculos cílios dos brônquios. Os brônquios ficam constantemente inflamados e contraídos com este excesso de secreção.
A infecção é espalhada da traquéia para a árvore brônquica e pode evoluir para uma broncopneumonia.
A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença baseia-se na duração e agravamento das crises. Na bronquite aguda, as crises duram uma ou duas semanas e geralmente são ocasionadas por vírus, porém algumas vezes por bactéria. Na bronquite crônica, a drenagem do trato respiratório é obstruída pelo excesso de muco. É ocasionada somente pela fumaça do cigarro.
O principal responsável pelo agravamento da doença é o cigarro. Pode piorar o quadro a poeira, os poluentes ambientais e químicos.
O principal sintoma é a tosse, tanto na forma aguda quanto na forma crônica. Na bronquite aguda, a tosse é seca, enquanto na forma crônica a tosse é acompanhada de expectoração espessa. Podem ser observados também outros sintomas como chiado e falta de ar.
É importante citar algumas recomendações a respeito do tratamento, como: parar de fumar, evitar lugares onde haja fumantes, utilizar máscara ao manusear elementos irritantes, ingerir bastante água para ajudar a diluir as secreções brônquicas e favorecer a expectoração, evitar o contato com pessoas que apresentam doenças transmissíveis por via respiratória, como gripe e resfriados, evitar lugares onde o ar seja muito seco.
Fonte: Brasil Escola - /doencas-saude/bronquite.htm