A piscicultura é um ramo da aqüicultura, dedicado a criação de peixes em condições de confinamento. A principal proposta do presente artigo é de popularizar a criação de peixes, de uma maneira auto-sustentável , tendo como objetivo a melhoria das condições de vida de algumas regiões. O peixe além de ser um animal de carne saudável e de alto valor nutritivo, pode ser produzido a baixo custo, sendo oferecido em sua criação diversos alimentos de qualidade e de facil aquisição, o que torna a criação sustentável. 4l3c59
Como já foi mencionado o presente trabalho busca oferecer diversas informações e estratégias de como realizar um projeto de piscicultura auto-sustentável desde a sua implantação até a colheita respeitando as etapas exigidas e técnicas a serem executadas. Estas técnicas despensa o uso de conhecimentos agrícolas específicos, além disso, os peixes são criados com pouco trabalho humano. De uma forma geral para a elaboração desse projeto deve ser respeitado alguns aspectos zootécnicos básicos, para o cultivo adequado das espécies, outro aspecto de suma importância citado está relacionado à importância da carne do peixe na alimentação e sua relação sócio econômica. Na alimentação a carne do peixe representa uma fonte alternativa de diversos componentes de alto valor nutritivo.
E sua relação econômica está associado à melhora na qualidade de vida local e no estimulo da sociedade a cultivar e comercializar peixes, tendo como conseqüência o crescimento da economia local o aumento da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dessa região. Assim a piscicultura torna-se importante elemento dinamizante do local onde é desenvolvida aumentando as perspectivas de dias melhores nestes locais.
Fonte: Brasil Escola - /biologia/piscicultura-autosustentavel.htm