4t5d3z
Febre é o aumento da temperatura corporal acima de 37 graus Celsius. É um sintoma de infecção, inflamação ou outros fatores e doenças que alteram o funcionamento de uma estrutura cerebral que controla a temperatura corporal denominada hipotálamo.
O aumento da temperatura corporal pode destruir os microorganismos que são sensíveis à alteração de temperatura e aumenta as defesas naturais do corpo. Por esse fato, recomenda-se não intervir à temperatura até os 38ºC. A febre pode ser prejudicial se ultraar 40º, pois aumenta o consumo de oxigênio, diminui o rendimento cardíaco, provoca dor muscular, irritabilidade, mal-estar, astenia e anorexia.
Pode ser controlada com a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação, compressas de água em temperatura ambiente na testa, axilas e virilhas, banhos com água morna e com antipiréticos.
Podem acontecer convulsões em menores de cinco anos que duram de segundos até minutos. Caso aconteça, deve-se colocar a criança de bruços com o rosto de lado para que se houver vômito a criança não engasgue. Deve-se, em seguida, procurar ajuda médica para detectar ou não algo mais sério. A febre é medida pelo termômetro clínico feito de vidro e mercúrio.
Fonte: Brasil Escola - /doencas-saude/febre.htm