Uma das questões centrais desse campo de estudos, é a concepção de desenvolvimento como mero crescimento econômico. Essa concepção coloca à margem esferas vitais ao desenvolvimento pleno da sociedade, tais como: os anseios sociais e ambientais. 624q
O modelo de desenvolvimento vigente sufoca as relações sociais e ambientais em detrimento do acúmulo de capital, ou seja, colocam-nas como submissas e subordinadas aos interesses meramente econômicos.
Tendo como estopim o caos provocado pelas relações conflituosas apontadas acima, é de se esperar que haja alguma mobilização social em torno dessa temática; ou a realidade está posta e temos de silenciar-nos e aceitarmos essa sina?
Tomando como referência conceitual a ecologia política, paulatinamente, a sociedade tem se organizados à luz de um desenvolvimento mais justo, qualitativo e abrangente, o árduo caminho para o desenvolvimento sustentável.
Surgida no contexto do “sucateamento” ambiental, resultante de uma síntese de análises empíricas e conceituais, a ecologia política visa abarcar questões educacionais, cooperativas, sustentáveis e solidárias, para que haja comunhão e sincronia na relação sociedade x natureza.
Cabe-nos, portanto, buscarmos incansavelmente um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável, onde os selos verdes sejam prósperos e não apodreçam.
Fonte: Brasil Escola - /geografia/ecologia-politica.htm